Sunday 29 September 2013

Sacramentos - o Batismo

Proximo video: Sacramentos - o Crisma (ou Confirmação) 


           Mateus 28, 19: IDE ,ENSINAI TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI,DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.


«A criança não é propriedade dos pais, mas foi confiada pelo Criador a sua responsabilidade, livremente e de uma forma sempre nova, para que estes as ajudem a ser livres filhas de Deus», explicou o Papa Francisco. 
Introduz as crianças em «uma nova família, maior e estável, mais aberta e numerosa que a vossa: refiro-me à família dos crentes, à Igreja, uma família que tem Deus por Pai e na qual todos se reconhecem irmãos em Jesus Cristo».

Na Bíblia o batismo recebe paralelos com:
-a circuncisão: Colossenses 2,11-12 (Genesis 17,12).
-arca de Noé: 1 Pedro 3,20-21.
-nuvem e mar do povo de Israel no êxodo do Egito: 1 Coríntios 10,1-4 (Batismo e Santa Ceia).


Catecismo da Igreja Catolica (aconselho a leram os paragrafos 1213 ate 1274):

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e admitidos como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra. 

1215. Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tito 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (João 3, 5).

Alguns registos da Igreja primitiva sobre o batismo de crianças

IRENEU DE LYON (130 - 202 D.C)Porque Ele veio para salvar a todos: digo a todos, ou seja, todos aqueles renasceram a Deus sejam eles bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos. Então, quis passar por todas as idades: fez-se bebê como os bebês para santificar os bebês; criança como as crianças, a fim de santificar aos de sua idade, dando-lhes um exemplo de piedade, e sendo para eles modelo de justiça e obediência; se fez jovem como os jovens, para dar aos jovens, exemplo, e santificá-los para o Senhor.” 

ORÍGENES  DE ALEXANDRIA (185 - 254 D.C.): A Igreja recebeu dos Apóstolos o costume de administrar o batismo até mesmo para crianças. Pois aqueles a quem foram confiados os segredos dos mistérios divinos sabiam muito bem que todos carregam a mancha do pecado original, que deve ser lavada com água e o espírito. Se as crianças são batizadas “para a remissão dos pecados” cabe uma pergunta: de que pecados se tratam? Quando eles poderiam pecar? Como podemos aceitar tal testemunho para o batismo de crianças, a menos que se admita que ‘ninguém está sem pecado, mesmo quando sua vida na terra não tenha durado mais que um dia’?. As manchas do nascimento são removidas pelo mistério do batismo. Se batiza crianças porque ‘se alguém não nascer da água e do espírito, é impossível entrar no reino dos céus.’”

HIPÓLITO DE ROMA (ano 235): “Ao cantar do galo, se se começará a rezar sobre a água. Far-se-á assim a não ser que exista uma necessidade. Mas se houver necessidade permanente e urgente, se utilizará a água que se encontre. Desvestir-se-ão, e si batizarão as crianças em primeiro lugar. Todos os que puderem falar por si mesmos, falarão. Enquanto aos que não podem, seus pais falarão por eles ou alguém de sua família. Se batizará em seguida os homens e finalmente as mulheres".

Para o mais curioso: fui batizado na Pascoa de 1988 a 3 de Abril na Paroquia das Lajes (Terceira).