Saturday 14 September 2013

Sacramentos: a Eucaristia

Já contaste quantas vezes pedes perdão a Deus na Eucaristia? Já contaste quantas vezes damos gloria a Ele? Já contaste quantas vezes se pede graças, ajuda e proteção para ti e para toda a humanidade? Já reparaste que as leituras é um meio de Deus falar contigo? Já reparaste que não são só historias passadas mas tu e tua vida está no centro delas? Sabias que Cristo se dá novamente para ti na consagração e comunhão? Examinas-te para essa comunhão? Sabias que há uma multidão de seres celestiais á tua volta nessa santa hora?... Sabias que a missa é biblica? Confere aqui - http://rezairezairezai.blogspot.ca/2012/09/a-missa-e-biblica-passagens-biblicas.html

Proximo video: Sacramentos - o Batismo.

 
 As 3 igrejas (triunfante, militante e purgante) na Santa Missa
 
O que são "sacramentos"?
São sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina.
 
São em número de sete, a saber: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos.
 
O que quer dizer "missa"?
A liturgia em que se realiza o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis («missio»), para que vão cumprir a vontade de Deus na sua vida quotidiana.
 
O que quer dizer "eucaristia"?
Acção de graças a Deus.

Biblia:
Jesus proclama ser "pão da vida" e afirma que se tem de comer Sua carne e beber Seu sangue - ler Joao 6,25-71.

Instituição da Eucaristia - ler Lucas 22, 14-20; Marcos 14, 22-25; Mateus 26,26-29.

Pre-figuração no Antigo Testamento em Malaquias 1,11: "Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos.".

Advertencias no Novo Testamento em 1 Corintios 10,16 "Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é a participação no sangue de Cristo e que o pão que partimos é a participação no corpo de Cristo?" e 11, 26-31 " Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo".

Catecismo da Igreja Catolica (CIC):

1323. O nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até voltar, o sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura.

1324. A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã.

1326. Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando «Deus for tudo em todos» (1 Corintios 15, 18 ).

1387. Para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja (222). A atitude corporal (gestos, roupas) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo Se torna nosso hóspede.

NADA DE MINI-SAIAS, DECOTES E CALÇOES!!!

Alguns registos da Igreja Primitiva:

Didaqué (seculo I): "Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor disse: ‘Não deem as coisas santas aos cães'.
Reuni-vos no dia do Senhor para a fração do pão e agradecei (celebrai a eucaristia), depois de terdes confessado vossos pecados, para que vosso sacrificio seja puro".

S.Justino (seculo II) explica ao imperador pagão Antonino Pio o que os cristãos fazem ao domingo (DIGAM-ME SE ISTO NAO é A MISSA QUE SE FAZ NOS NOSSOS DIAS!!!): "No dia 'do Sol', como é chamado, reúnem-se num mesmo lugar os habitantes, quer das cidades, quer dos campos. Lêem-se, na medida em que o tempo o permite, ora os comentários dos Apóstolos, ora os escritos dos Profetas (leituras). Depois, quando o leitor terminou, o que preside (padre ou bispo) toma a palavra para aconselhar e exortar à imitação de tão sublimes ensinamentos (homilia). A seguir, pomo-nos todos de pé e elevamos nossas preces  por nós mesmos e por todos os outros, onde quer que estejam, a fim de sermos de fato justos por nossa vida e por nossas ações, e fiéis aos mandamentos, para assim obtermos a salvação eterna. Quando as orações terminaram, saudamo-nos uns aos outros com um ósculo (=beijo, ou seja, dar a Paz de Cristo aos irmãos). Em seguida, leva-se àquele que preside aos irmãos pão e um cálice de água e de vinho misturados (ofertorio). Ele os toma e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, no nome do Filho e do Espírito Santo e rende graças longamente pelo fato de termos sido julgados dignos destes dons (consagração). Terminadas as orações e as ações de graças, todo o povo presente prorrompe numa aclamação dizendo: Amém! Depois os que entre nós se chamam diáconos distribuem a todos os que estão presentes e levam (posteriormente) aos ausentes (doentes, etc)".

Advertencia: "Este alimento se chama entre nós, Εὐχαριστία [Eucaristia], da qual a nenhum outro é lícito participar, senão ao que crer que nossa doutrina é verdadeira, e que foi purificado com o batismo para o perdão dos pecados e para a regeneração, e que vive como Cristo ensinou. Por que estas coisas não as tomamos como pão comum nem bebida comum, mas ao contrário assim como o Verbo de Deus, havendo de encarnado em Jesus Cristo nosso Salvador, se tornou carne e sangue para a nossa Salvação, assim também nos é ensinado que o alimento eucaristizado, mediante a nossa oração (consagrante) precedente d’Ele – O alimento de que nossa carne e nosso sangue, se nutrem com arranjo para nossa transformação – é a carne e o sangue daquele que Jesus que se encarnou".

Santo Ambrósio: "Tu dizes talvez: o meu pão é pão comum. No entanto, este pão é pão antes das palavras sacramentais. Logo que se realiza a Consagração, de pão que é, torna-se Carne de Cristo".

Origenes (seculo III): "Não temes comungar o corpo de Cristo ao te aproximares da Eucaristia como se fosses limpo e puro? Como podereis fugir ao juízo de Deus? Não recordas daquilo que está escrito: 'Por isso há entre vós muitos debilitados e doentes e muitos que morrem'? Por que muitos debilitados? Porque não julgam a si mesmos, não se auto examinam, não entendem o que é participar da Igreja, nem o que é aproximar-se de tantos e tão exímios sacramentos. Padecem daquilo que costumam a padecer os febris quando se atrevem a comer dos manjares dos sãos; ou seja, trazem para si a própria ruína."

Frases de santos sobre a Eucaristia:

S.Vicente Ferrer: “Há mais proveito na Eucaristia que em uma semana de jejum a pão e água”.

Santo Afonso de Ligório: “Ficai certos de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade”.

S.Pio X: “A devoção à eucaristia é a mais nobre de todas as devoções, porque tem o próprio Deus por objeto; é a mais salutar porque nos dá o próprio autor a graça; é a mais suave, pois suave é o Senhor”;
“Se os anjos pudessem sentir inveja, nos invejariam porque podemos comungar”.


S.João Crisóstomo: “Jesus Cristo quer de tal modo unir-se conosco, pelo amor ardente que nos tem, que nos tornemos uma só coisa com Ele na Eucaristia”.

S.João Maria Vianney: “O alimento da alma é o corpo e o sangue de Deus!…Oh! formoso alimento! A alma não se pode alimentar senão de Deus. Só Deus pode bastar-lhe. Só Deus pode saciá-la. Fora de Deus não há nada que possa saciar-lhe a fome.”
 
S.Tomás de Aquino: “A celebração da Santa Missa tem tanto valor como a morte de Jesus na Cruz”.
 
Padre Pio (meu santo preferido): “Ao assistir a Santa Missa você é preservado de muitas desgraças e perigos, pelos quais você seria abatido!”
"Se os homens conhecessem o valor da Santa Missa, a polícia teria que estar sempre ás portas das igrejas para manter a ordem por causa da grande quantidade de pessoas que a assitiriam".
“Seria mais fácil que o mundo sobreviva sem o sol do que sem a Santa Missa”.
"A Missa é infinita como Jesus… pergunte a um Anjo o que é a Missa e ele responderá: 'em verdade entendo o que é e porque se oferece, mas não posso entender quanto valor tem'... um Anjo, mil Anjos, todo o Céu, sabe isto e pensa assim”.