Friday 23 August 2013

Maria Santissima

Proximo video: imagens, santos e espiritismo.
Nota: no setimo minuto enganei-me ao falar de Lot (sobrinho de Abraao), quiz dizer que na biblia Lot e' dito que e' irmao de Abraao; tambem enganei-me dizendo que Maria nao teve irmaos, querendo dizer filhos.




O Catecismo da Igreja Catolica diz que "A devoção da Igreja à Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão".

Link sobre analise de "cheia de graça" em Lucas 1, 28:
http://vozdaigreja.blogspot.com.br/2003/04/maria-toda-santa.html

Profecias do Antigo Testamento acerca de Maria:

Genesis 3, 15:  "Porei inimizade entre você (demonio) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".

Exodo 25, 10 e Deuteronomio 10, 3: "Também farão uma arca de madeira incorruptível". (Maria é a "arca da aliança", em vez de transportar as sagradas tabuas da lei, transportou o Salvador)

Job 14, 4: " Pode o puro [Jesus] vir dum ser impuro? Jamais!"

Contrastes (estes vai-vos deixar de queixo caido): 2 Samuel 6, 1-3 com Lucas 1, 39 / 2 Samuel 6,14 com Lucas 1,41 / 2 Samuel 6,9 com Lucas 1,43 / 2 Samuel 6,15 com Lucas 1,41 / 2 Samuel 6,11 com Lucas 1,56.

Relatos na Igreja primitiva:

Odes de Salomao, ano 125: "Entao a Virgem se tornou Mae com grandes graças. Ela deu a’ luz o Filho, mas sem dor, porque a sua condiçao (isenta de pecado) o permitiu.

 S.Inacio de Lyon, ano 189: "Por uma virgem a humanidade caiu na escravidao da morte (Eva), por uma Virgem foi resgatada (Maria); a desobediencia virginal foi contra-balançada com a obediencia virginal. Pela mesma maneira, o pecado que se imprimiu no Homem recebeu emenda pelo nascimento do seu Filho".

 S. Hipólito de Roma, ano 220: "Ele (=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção".

Origines, ano 280: "Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, sem par".

Éfrem da Síria, ano 278:"Somente Vós (=Cristo) e vossa Mãe sois mais belos do que qualquer outro ser. Em ti, Senhor, não há mancha alguma; na tua Mãe nada de feio existe".
 
S. Ambrosio: "Vem, então, e procure sua ovelha, não através de seus funcionários ou homens contratados, mas faze-o sozinho. Dai-me a vida corporal e na carne, que está caída em Adão. Levante-me não de Sara, mas de Maria, uma Virgem não só imaculada, mas uma Virgem que a graça fez inviolada, livre de toda mancha de pecado".
"Devemos excluir a Santa Virgem Maria, a respeito da qual eu não gostaria de levantar qualquer questão quando o assunto é pecados, em honra ao Senhor, porque Dele sabemos qual abundância de graça para vencer o pecado em cada detalhe foi conferido a ela que teve o mérito de conceber e suportar aquele que, sem dúvida, não tinha pecado."

St. Agostinho: "Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção."

S.Jeronimo (ano 383) "Eu asseguro que ja foi provado pelos evangelhos – que os irmaos do Senhor nao sao filhos de Maria, mas outro grau de parentesco (primos)".
 
Timoteo de Jerusalem (ano 500) "Portanto, a Virgin e imortal ate hoje, sendo que Ele (Cristo) a transportou para o alto (assunção)".

 
Curiosidades:

-A mais antiga oração mariana que se conhece (o Sub Tuum Praesidium, ou Sob Vossa Proteção) é do início do 2° século e seu texto foi redescoberto em 1917 em um papiro no Egito. Reza assim:
"Debaixo de tua misericórdia nós nos refugiamos ó mãe de Deus, nossas preces não desprezes nas necessidades, mas dos perigos livra-nos. Tu que és a única pura, tu que és a única abençoada."

-Após o Édito de Milão em 313, imagens artísticas de Maria começaram a aparecer em maior número em grandes igrejas estavam sendo dedicadas a ela, como por exemplo, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

- Ate no Islamismo, Maria e' altamente venerada! No livro sagrado deles, e' a UNICA mulher chamada pelo seu nome. Mais: O nome dela aparece 34 vezes mais que no Novo Testamento! Os muculmanos acreditam na sua Imaculada Conceicao e Virgindade.

 


Gravura nas catacumbas de S.Priscila (seculo II): Maria e Jesus Menino, ao lado do profeta Isaias.
 
Vejam esta aparição em que foi possivel fotografar Maria. Leiam o que aparece nos primeiros segundos e depois saltem para o tempo 01:44.