Saturday 31 August 2013

Imagens, santos e espiritismo

Proximo video: Martirio - passado e presente.



Versos biblicos referidos no video:
Somos o corpo mistico de Cristo: 1 Corintios 12; Beneficiamos de dons: 1 Joao 1,3.
Os mortos estao inconscientes (Eclesiastes 9,5-10)? Nao: Isaias 14, 9-10; 1 Pedro 3,19; Mateus 17,3; Apocalipse 5,8; 7,10 e 6,10. A passagem refere-se ao infortunio espiritual de alguns (Proverbios 9,18 e 15,24).
Mediaçao (1 Timoteo 2,5) é diferente da intercessao (1 Timoteo 2,1):
Espiritismo: Deuteronomio 18, Levitico 20, 1 Samuel 18, Actos dos Apostolos 16, 16-18.
Imagens sao proibidas (Exodo 20,4)? Nao: Exodo 20,3-5 com ligaçao a Josue 24,14; Exodo 25, 18-20, 1 Cronicas 28, Ezequiel 41, Numeros 21, 1 Reis 6 e 7;  2 Cronicas 3 com ligaçao a Joao 10,23 e Actos dos Apostolos 5,12.
Prostraçao nem sempre é adoraçao: 1 Reis 1,23; Exodo 18,7; Josue 7,6; em contraste: Apocalipse 22,8.

Catecismo da Igreja Catolica (CIC):

-a intercessão dos santos: "Pelo fato que os do céu estão mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a toda a Igreja na santidade… Não deixam de interceder por nós perante o Pai. Apresentam por meio do único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, os méritos que adquiriram na terra… Sua solicitude fraterna ajuda, pois, muito a nossa debilidade." (CIC 956)

"Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos e intercessores. Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja". (CIC 828)

- o espiritismo: "Todas as práticas de magia ou de feitiçaria com as quais a pessoa pretende domesticar os poderes ocultos, para colocá-los a seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo - mesmo que seja para proporcionar a este a saúde - são gravemente contrárias à virtude da religião. Essas práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas de uma intenção de prejudicar a outrem, ou quando recorrem ou não à intervenção dos demônios. O uso de amuletos também é repreensível. O espiritismo implica frequentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo." (CIC 2117)

- as imagens: "As santas imagens, presentes em nossas igrejas e em nossas casas, destinam-se a despertar e a alimentar nossa fé no mistério de Cristo. Por meio do ícone de Cristo e de suas obras salvíficas, é a Ele que adoramos. Mediante as santas imagens da santa mãe de Deus, dos anjos e dos santos, veneramos as pessoas nelas representadas." (CIC 1192)

Na Igreja primitiva:

Orígenes, 185-254 d.C: "O Pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos justos também se unem a eles na oração".

Cipriano de Cartago, 200-258 d.C: "Se um de nós partir primeiro deste mundo, não cessem as nossas orações pelos irmãos".

Santo Hilário de Poitiers, 310-367 d.C: "Aos que fizeram tudo o que tiveram ao seu alcance para permanecer fiéis, não lhes faltará, nem a guarda dos anjos nem a proteção dos santos".

São Cirilo de Jerusalém, 315-386 d.C.: "Comemoramos os que adormeceram no Senhor antes de nós: patriarcas, profetas, Apóstolos e mártires, para que Deus, por suas intercessões e orações, se digne receber as nossas".

São Jerônimo, 340-420 d.C.: "Se os Apóstolos e mártires, enquanto estavam em sua carne mortal, e ainda necessitados de cuidar de si, ainda podiam orar pelos outros, muito mais agora que já receberam a coroa de suas vitórias e triunfos. Moisés, um só homem, alcançou de Deus o perdão para 600 mil homens armados; e Estevão, para seus perseguidores. Serão menos poderosos agora que reinam com Cristo?"

Santo Agostinho, 391-430 d.C.: "Não deixemos parecer para nós pouca coisa; que sejamos membros do mesmo corpo que elas (Santa Perpétua e Santa Felicidade). Nós nos maravilhamos com elas, elas sentem compaixão de nós. Nós nos alegramos por elas, elas oram por nós. Contudo, nós todos servimos um só Senhor, seguimos um só Mestre, atendemos um só Rei. Estamos unidos a uma Cabeça; nos dirigimos a uma Jerusalém; seguimos após um amor, envolvendo uma unidade".

São João Cassiano. 360-435 d.C.: "Por vezes, é a intercessão dos santos que alcança o perdão das nossas faltas (1 Joao 5,16; Tiago 5,14-15) ou ainda a misericórdia e a fé".

Curiosidades:

-O uso da palavra "santo" encontra-se 50 vezes no Novo Testamento.

-Jesus atende pedidos (intercessoes) de pessoas a favor de outras: Joao 2, 1-11; Lucas 8, 49-56; 5, 18-20.

- Todas as catacumbas dos cristaos dos primeiros seculos tinham imagens. Eis um exemplo: